Resumo: A presente dissertação foi concebida a partir de questionamentos e reflexões da pesquisadora durante sua atuação no desenvolvimento das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, que ocorreu no período de 2017 a 2021. Durante sua atuação profissional, a pesquisadora observou que um número crescente de discentes pleiteava os auxílios financeiros. No entanto, o que mais despertou a atenção foi a percepção empírica de que os discentes que apresentam características fenotípicas da população negra possuíam muita dificuldade de acesso aos auxílios. Outra percepção foi que mesmo com o grande avanço que a política de cotas representa, ampliando o ingresso nas universidades públicas, esta por si só não garante a permanência da população negra no ensino superior. Essas observações fizeram emergir o questionamento desta pesquisa: como a UFRA tem atuado para promover a permanência e garantir a conclusão dos cursos de graduação por estudantes negros e negras? Para enfrentar o problema relacionado à permanência de estudantes oriundos da classe trabalhadora mais empobrecida da população no ensino superior público, foi implementado no Brasil o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES (Decreto 7234/2010). Na UFRA, as ações do PNAES são desenvolvidas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES. Para interpretação e análise da realidade este estudo utilizou o método histórico-dialético, fundamentado em Marx-Engel. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar se as ações afirmativas voltadas à permanência de estudantes negras e negros desenvolvidas na UFRA, no período de 2017 a 2023, atendem aos objetivos do PNAES. Os objetivos específicos foram: mapear as ações afirmativas que possam contribuir para a permanência de estudantes negras e negros; analisar os índices de evasão, retenção, trancamento e conclusão em tempo hábil dos estudantes negras e negros atendidos pelas ações afirmativas; identificar junto à PROAES de que maneira as ações afirmativas desenvolvidas na UFRA contribuem para a permanência de estudantes negros e negras. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. E, como procedimentos de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, a qual foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo entrevistadas 07 profissionais da instituição vinculadas à PROAES. Os principais resultados apontam que a UFRA desenvolve ações afirmativas voltadas à permanência de discentes indígenas e quilombolas, por meio do Programa Bolsa Permanência do MEC, não possuindo, dentro do Programa de Assistência Estudantil - PAE, da instituição, ações afirmativas que visem garantir a permanência dos discentes negros e negras que não pertençam a essas etnias.