Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo materializar no campo científico o percurso que está sendo realizado no âmbito do município de Belém, a implementação da lei federal de inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas da rede de educação básica. Para nortear o estudo, buscamos ancorar a discussão em alguns teóricos da área da educação, política social e serviço social na educação que possibilitem produzir saberes que nos auxiliem a pensar e refletir sobre como a educação, entendida como importante política social, ao longo da sua trajetória ainda não conseguiu integrar saberes diversos da pedagogia e dos cursos de licenciatura, como por exemplo o serviço social, que muito tem a contribuir e fortalecer o serviço prestado e, que se complementariam na dinâmica social das demandas apresentadas no âmbito da escola, visto que neste espaço várias expressões da questão social são evidenciadas na relação ensino-aprendizagem. Tem como metodologia o método materialismo histórico - dialético, de caráter exploratório e perspectiva qualitativa e levantamento bibliográfico e documental, além de instrumento técnico de entrevista semiestruturada.