Desenvolvimento de atividades socioeducativas

O Programa busca desenvolver atividades de formação voltadas ao público externo, contribuindo com a disseminação do conhecimento produzido no âmbito acadêmico e no aperfeiçoamento da qualificação profissional de seu corpo discente. Diante dessa perspectiva, destaca-se o projeto de extensão denominado Saúde do Trabalhador e Direitos Sociais dos Vitimados por Acidente de Trabalho no Complexo do Alumínio - Barcarena/Pará, aprovado pelo Edital MEC - Ed. PROEXT – 2015, com auxílio financeiro para as suas ações. O projeto é coordenado pela docente do Programa, Profa. Dra. Vera Lúcia Batista Gomes e tem como objetivo desenvolver atividades socioeducativas sobre os direitos sociais, trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores vitimados por acidente de trabalho na Cadeia Produtiva de Alumínio, no município de Barcarena-Pará.

Organização de eventos

O PPGSS esteve envolvido na organização do Encontro Regional, intitulado Trabalho, Políticas Públicas e Serviço Social na Amazônia, juntamente com o Conselho Regional de Serviço Social da 1ª Região (CRESS), contando com o apoio do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (ICSA). O encontro ocorreu em meados de novembro de 2015 e contou com a presença dos Professores. Doutores. José Paulo Netto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Valério Arcary, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O evento foi realizado com grande sucesso e proporcionou troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, por meio da promoção de debates e discussões sobre os desafios enfrentados pela formação e a intervenção do profissional de assistência social. Outros eventos que contaram com a colaboração de docentes do Programa foram: a Semana do Assistente Social, promovida pelo Conselho Regional de Serviço Social da 1ª Região (CRESS), em maio de 2015 em Belém; O I Encontro Internacional Política Social e Serviço Social: desafios, realizado em Londrina, Paraná, no início de junho de 2015.

No ano de 2016, merece destaque em comemoração aos 20 anos de existência do PPGSS/UFPA, a realização do I Seminário Regional: Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia: desfiando os limites, com a presença de conferencistas de renome na área do Serviço Social. O referido seminário, foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará e contou com uma comissão organizadora formada por 4 professoras do PPGSS: Profª. Drª. Maria Antonia Cardoso Nascimento (UFPA), Profª. Drª. Adriana Azevedo Mathis (UFPA), Profª. Drª. Joana Santana Valente (UFPA) e Profª Drª. Vera Lucia Batista Gomes (UFPA). Vale ressaltar que, conforme as exigências da área de Serviço Social, o  evento apresenta site: semináriosspsa. wixsite.com/seminário/anais e ISBN: 978-8561214-33-3. Também, cabe informar que o seminário contou com a contribuição de vários palestrantes de diversas  instituições de ensino do Brasil, tais como: Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Pólo Universitário de Campos dos Goytacases da Universidade Federal Fluminense – PUCG/UFF, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense – ESS/UFF, Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Universidade Federal do Pará. Finalmente, o seminário em tela, contou com a presença de 300 participantes, dentre o público presente, destaca-se: discentes, docentes, assistentes sociais, sociólogos, psicólogos, pedagogos, historiadores e lideranças de movimentos sociais.

Em 2017 vários eventos foram realizados, a saber: - aula inaugural, com tema o trabalho assalaria do assistente social, com a presença da Prof. Dra. Rosa predes. Mini-curso com Profa. Dr. Jane Prates, da PUC/RS, sobre o “Método em Marx”. Além dos muitos eventos organizados pelos grupos de pesquisa vinculados ao programa.