Área de Concentração: Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais

Estuda e pesquisa a centralidade do trabalho e suas diferentes formas de organização e gestão; o processo de consolidação do modo de produção capitalista e a “questão social”; as matrizes das principais teorias sociais (clássicas e contemporâneas); as diferentes perspectivas teóricas de Estado e de políticas sociais; a configuração do Estado burguês e a relação com as políticas sociais, com ênfase na articulação de classe, raça, etnia, geração e sexualidades; a formação socioeconômica do Brasil e da Amazônia; os conflitos e movimentos sociais no enfrentamento das expressões da “questão social” e suas particularidades na Amazônia; e o Serviço Social no seu processo de constituição e desenvolvimento histórico, teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político.

 

Linha de Pesquisa 1:

Serviço Social e Políticas Sociais na Amazônia

Analisa o Serviço Social na relação entre a consolidação do modo de produção capitalista; o surgimento da “questão social” e suas expressões e as políticas sociais; as tendências históricas e teórico-metodológicas no Serviço Social; a formação profissional, trabalho profissional e os espaços sócio ocupacionais; o projeto ético-político do Serviço Social; os conflitos e movimentos sociais no enfrentamento das expressões da “questão social” e suas particularidades na Amazônia.

 

Linha de Pesquisa 2:

Serviço Social e Trabalho na Amazônia

Reflete o trabalho como fundamento da constituição do ser social. O modo de produção capitalista; a crise do capital e sua particularidade na Amazônia; as diferentes formas de organização e gestão do trabalho, bem como os seus impactos na vida social; expressões da questão social na Amazônia e o trabalho do Assistente Social.

 

Linha de Pesquisa 3:

Serviço Social e Direitos Humanos na Amazônia

Desenvolve estudos e pesquisas sobre a configuração do Estado e do Capital na Amazônia, a violação de direitos humanos (especialmente em torno de questões de classe, raça, etnia, identidade de gênero, geração, orientação sexual, condição migrante, povos tradicionais, refúgio). Investigações sobre conflitos socioambientais e territoriais, os processos de desigualdade, lutas sociais e resistência e suas repercussões no modo e condições de vida dos sujeitos sociais na região Amazônica. Estudos relacionados à violência e ao poder punitivo do Estado no sistema prisional, de justiça e de segurança pública. Estudos sobre as atribuições, competências profissionais, trabalho profissional do Assistente Social nessas áreas, assim como, suas contribuições para produção do conhecimento científico acerca dessas temáticas.