Resumo: A assistência estudantil, enquanto instrumento de direito social, almeja potencializar a objetivação da permanência das classes subalternas na educação superior. A Universidade Federal do Pará executa a sua Política de Assistência Estudantil em meio às especificidades permeadas pela realidade amazônica na qual se compreende. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se a Política de Assistência Estudantil da UFPA atende as demandas de permanência dos (as) discentes de cursos de graduação pertencentes às comunidades ribeirinhas da Amazônia Legal. Os objetivos específicos pretendem 1) Identificar os programas, projetos, serviços e auxílios de assistência estudantil acessados por discentes ribeirinhos na UFPA no período de 2019 a 2023; 2) Investigar as principais demandas de permanência dos discentes ribeirinhos matriculados em cursos de graduação da UFPA; e 3) Conhecer e analisar as possíveis determinações que contribuíram para a permanência ou não permanência dos discentes ribeirinhos em cursos de graduação da UFPA. Como método de pesquisa utiliza-se o materialismo histórico dialético. A pesquisa é exploratória com enfoque qualitativo e, na sua execução, será realizado levantamento bibliográfico, análise documental, a utilização de questionário aberto para a coleta de dados e o tratamento e interpretação destes através da análise de conteúdo.